Veja cinco vitaminas e minerais que não podem faltar na alimentação diária

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Ter uma dieta equilibrada não é uma tarefa fácil, principalmente para pessoas que têm uma rotina de vida corrida. Mas, como quase tudo na vida tem solução, ficar atento na escolha dos alimentos e no que o organismo precisa já é um grande passo para ter uma alimentação saudável.

O nutrólogo Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor, explicou que não podem faltar vitaminas e minerais na alimentação diária. “No consultório, há uma busca crescente de informações sobre suplementação das vitaminas C, D e dúvidas dos minerais mais importantes”, destaca o nutrólogo.

Foto: reprodução / Pixabay

As pessoas que conseguem controlar melhor a alimentação e preparam suas refeições com moderação ficam bem próximas do consumo ideal de nutrientes. Quem não dispõe dessa opção deve buscar orientação médica para avaliar quais as principais carências. “Importante identificar as necessidades antes de iniciar o consumo. Caso haja déficit, há inúmeras opções práticas para suplementar, inclusive em gomas, que podem complementar a dieta diária”, afirma Magnoni.

O que não pode faltar

Segundo o nutrólogo, todos os nutrientes e vitaminas, dentro da característica de cada um, são importantes para o organismo e não devem apresentar déficit, assim como não devem ser consumidos em excesso. A orientação é seguir a dose diária recomendada por um especialista.

“Vale tanto para adultos quanto para crianças. Vitaminas como as C, D e as do complexo B, como a B12, além de minerais como o zinco e o magnésio, devem sempre estar presentes na alimentação e, se necessário, na suplementação”, ressalta o nutrólogo.

Vitamina C –
Essencial para o bom funcionamento do organismo. Entre os benefícios estão a imunidade, energia, absorção de ferro dos alimentos, saúde do sistema nervoso, formação de colágeno e regeneração vascular.

Vitamina D – Auxilia com a absorção de fósforo, cálcio e, consequentemente, com a formação da ossatura e dentes e no funcionamento muscular. Promove melhora na imunidade e prevenção de doenças crônicas.

Vitamina B12 – Não só a B12, mas, em geral, o complexo B contribui com a proteção e o desenvolvimento de neurônios, formação das hemácias (células vermelhas do sangue), além de auxiliar com a absorção e ativação de outros nutrientes.

Zinco – Potencializa a função da vitamina D (saúde óssea), auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, tem ação antioxidante (previne contra câncer), atua na cicatrização de ferimentos na pele, bom para o fortalecimento de cabelo e unhas.

Magnésio – Fundamental para a melhor absorção de cálcio, auxilia no controle do diabetes e da pressão arterial, ação anti-inflamatória, melhora na função cardiovascular e auxilia no controle da ação de outros minerais como cobre, zinco e potássio.



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