Três dicas para empratar como um MasterChef e surpreender os convidados – 13/10/2020

0
7

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Se pratos bonitos eram cartão de visitas de restaurantes antes das redes sociais, imagina só com o Instagram. A beleza é, sem dúvidas, o primeiro sentido que é despertado quando pensamos em comer, seja fuçando o perfil do estabelecimento antes de sair de casa, seja dando aquela espiadinha básica na mesa vizinha do restaurante para ver “a cara” do pedido feito por outras pessoas.

No ambiente doméstico, a importância dada a aparência também teve um empurrãozinho nos últimos anos. Além de fotos mais bonitas ganharem mais curtidas nas redes, a ascensão dos programas culinários na TV e no YouTube fez com que o cozinheiro de casa percebesse como o empratamento é essencial para elevar as refeições a um nível profissional.

Para dar dicas aos amadores que desejam incrementar a estética dos seus pratos, convidamos a chef Helena Rizzo, à frente do Grupo Maní, e Renata Braune, professora da Le Cordon Bleu em São Paulo.

Confira os conselhos que prometem melhorar — e muito — o seu olhar:

Esmero na preparação transparece no resultado final

Imagem: 10’000 Hours/Getty Images

Cuidado desde o início

Se você assiste “MasterChef” deve saber que quase sempre ‘dá ruim’ se um participante deixa para empratar aos 45 minutos do segundo tempo. Por mais que em casa não exista uma pressão de tempo, a ideia de pensar no visual só no final da refeição não é das melhores.

Isso porque o embelezamento é um processo. Helena explica:

A beleza tem a ver com um cuidado no fazer. Quando a comida é benfeita, ela fica bonita. Não tem como ficar feia“.

De acordo com a chef, há exceções, caso dos mexilhões, que ela considera feios, mas bons. Mas, de modo geral, a aparência deixa claro se as técnicas culinárias foram bem executadas. “Uma carne branca, além de feia, é ruim. Não foi bem grelhada. Um peixe esturricado também”.

Ervas precisam fazer sentido: manjericão decora um molho de tomate - Eugene Mymrin - Eugene Mymrin

Ervas precisam fazer sentido: manjericão decora um molho de tomate

Imagem: Eugene Mymrin

Se está no prato, é para comer

Um fio de azeite e ervas frescas como salsinha, coentro, cebolinha, manjericão e hortelã, dão um ‘up’ no visual e ainda agregam frescor. A escolha, porém, não é aleatória.

Brotos dão frescos em prato colorido - Mint Images/Getty Images - Mint Images/Getty Images

Brotos dão frescos em prato colorido

Imagem: Mint Images/Getty Images

Renata diz que o ideal é colocar o que já faz parte da receita, para que o objetivo não seja pura e simplesmente a decoração. Flores e brotos, porém, podem ser usados livremente já que raramente estão dentro do preparo.

Vale atentar-se também para os exageros. Renata dá uma dica básica:

“Vou decorar com uma pimenta inteira? Não! O que não se come, não se põe no prato”.

A louça como moldura

Ao criar uma receita, um chef também pensa quase que automaticamente na sua aparência. Da mesma forma que contrastes de textura e de sabor são aspectos relevantes para surpreender o paladar, brincar com tonalidades e texturas atrai o olhar dos comensais.

Bordas livres e contrastes de cor, textura e altura - Clarkand BorCompany/Getty Images - Clarkand BorCompany/Getty Images

Bordas livres e contrastes de cor, textura e altura

Imagem: Clarkand BorCompany/Getty Images

“Se eu tenho um frango grelhado e um purê cremoso, há uma única cor no prato. É importante então pensar qual outro elemento, com diferente textura e cor, poderia entrar no prato para que não se tenha uma refeição pálida”, explica Renata.

Para ela, a louça deve ser entendida como um quadro. As bordas são as molduras e precisam ser evitadas. “Até porque quando vão servir colocam o dedo. Tem que estar limpa”.

Helena indica que deve ser evitado um troca-troca dentro do prato que por vezes deixa rastros e manchas de gordura, molho ou impurezas. “Monta o prato e, onde ficou, ficou. Bota para cá, bota para lá… Não dá. O movimento deve ser natural. Deixar do jeito que está”.

Veja as fotos abaixo e se inspire:



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda