Saiba o que fazer para no engordar nas festas de fim de ano – Anna Marina

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Ceia de Natal uma verdadeira tentao para quem quer manter uma dieta saudvel

(foto: Tlio Santos/EM/D.A Press )

O fim de ano uma temporada de comidas gostosas, bebidas e excessos em festas, Natal e ano-novo. Embora guloseimas e alimentos para ocasies especiais possam representar um bom momento no convvio social e at adicionar variedade e prazer s dietas (com moderao), os excessos podem fazer o esforo de muito tempo ruir, resultando em alguns quilinhos a mais. A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente fazer uma reeducao alimentar para poder comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a remdios para emagrecer ou cirurgia, alcanando resultados definitivos.

Independentemente de quo saudvel voc normalmente coma, til reconhecer o que excesso em sua alimentao, afirmam os nutrlogos. E mais: preciso reconhecer isso antes de ter um problema gastrointestinal por conta dos excessos. A coluna lista algumas dicas para passar pelas festas de fim de ano sem ficar com peso extra na barriga e na conscincia:

1. Planeje suas bebidas 

Alm das calorias, o lcool contm acar e algumas bebidas contam tambm com sdio – que em excesso dificulta a circulao sangunea. Independentemente do teor alcolico e do processo de produo, se so fermentadas ou destiladas, as bebidas mexem com o organismo e o fgado de tal forma que desregulam o sono, aumentam a vontade de alimentos mais gordurosos e tambm causam desidratao. Tente estabelecer um limite de lcool antes de chegar a uma festa ou evento social. Uma boa estratgia alternar lcool com gua. Para manter sua ingesto de acar baixa, troque as bebidas aucaradas por sucos naturais.

2. Coma antes da festa 

Invista na sua alimentao saudvel antes da festa, pois pode ser um erro chegar com fome em um banquete, pois fica mais difcil resistir tentao. A opo ideal fazer uma refeio saudvel de antemo. Procure comer bastantes saladas ou legumes, algumas protenas magras (carne, frango ou peixe) e uma pequena poro de carboidratos integrais. As protenas da dieta nos deixam mais satisfeitos por mais tempo.

3. Tenha uma estratgia de prato 

difcil acompanhar o quanto voc comeu enquanto desfruta de petiscos. As melhores opes so os palitos de legumes em vez dos biscoitos, e prefira molhos base de vegetais. Se voc gosta de queijo, concentre-se na qualidade, e no na quantidade, e corte conscientemente fatias finas. Mas coma com moderao. Escolha legumes ou saladas cozidas no vapor. Os vegetais contm vitaminas essenciais, minerais, fitoqumicos, cargas de fibras para deixar o apetite saciado, ao mesmo tempo em que oferecem poucas calorias. Outra boa opo so as oleaginosas, que oferecem grande quantidade de protenas e megas, mas devem ser ingeridas com moderao.

4. Limite a quantidade de pratos 

No necessrio perder refeies deliciosas ao comer em uma festa. Uma maneira simples de evitar a sobrecarga limitar-se a um ou dois pratos, por exemplo: salada e prato principal, ou prato principal e sobremesa.

5. Concentre-se em protenas magras e vegetais 

Em vez de massas ricas em carboidratos simples e pratos base de arroz, selecione as refeies principais que incluem alimentos com protenas magras e saladas ou legumes. Para evitar gorduras prejudiciais sade, melhor evitar frituras em geral e gorduras visveis das carnes.

6. Conhea sua fraqueza 

A maioria de ns tem uma queda por algo doce ou salgado. Admitir isso importante. Qualquer que seja sua fraqueza, necessrio entender que no pode haver um excesso. Limite-se a saborear o alimento em vez de comer grandes quantidades.

7. Evite os alimentos ultraprocessados 

Salgadinhos empacotados, refrigerantes, carnes processadas que contm poucos nutrientes e muitos conservantes, a alta ingesto est relacionada ao risco elevado de disfunes metablicas e alguns tipos de cncer. Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opes mais naturais.

8. De olho na sobremesa 

Se voc gosta de sobremesa, oferea para compartilhar com algum, reduza as quantidades e procure opes base de frutas. Opte por doces que contenham comida de verdade, como as frutas, e evite os mais processados, com leite condensado, doce de leite e calorias vazias. O consumo excessivo desses alimentos ricos em acares pode levar a doenas metablicas como obesidade e diabetes, e ainda agravar os riscos de doenas cardiovasculares, inflamatrias, degenerativas e at neoplsicas.



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