Por meio das redes sociais, serviços de beleza crescem 50% em Manaus

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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Especialistas revelam que o segmento de beleza e estética está em crescimento, principalmente nas mídias sociais | Foto: Divulgação

 

Manaus – Diante da crise econômica e do
isolamento social, jovens empreendedoras do ramo da beleza apostaram em produzir
conteúdo estético para anunciar seus serviços em Manaus. Com a divulgação por meio das redes sociais,
essas profissionais obtiveram um aumento de praticamente 50% na clientela. Especialistas revelam que o segmento de beleza e estética está em crescimento, principalmente nas mídias sociais, que representam um espaço propício para quem quer empreender. 

Foi por meio dessa estratégia que a influenciadora
digital Thaiane da Mata, 25, atraiu mais fregueses. Apaixonada pelo mundo da
beleza, a maquiadora entrou no ramo em 2016. Com uma filha pequena para cuidar, Mata encontrou liberdade para empreender em casa, com o auxílio das redes sociais.
Depois que passou a divulgar suas maquiagens e técnicas na internet, a procura aumentou em 50%.

Além de maquiagens, a empreendedora também faz penteados específicos
para festas, formaturas e casamentos. Ao marcar a freguesia nas fotos em suas mídias, outras pessoas acabam conhecendo o trabalho da manauara e,
automaticamente, divulgando para o círculo de amigos. Com quase dois mil seguidores no Instagram, Mata afirma ter uma boa interação com as mulheres que acompanham seu trabalho online. Em seu perfil, a influenciadora procura dar dicas de maquiagem, looks
e outros assuntos relacionados à beleza feminina.

 

Em seu perfil, a influenciadora procura dar dicas de maquiagem, looks e outros assuntos relacionados à beleza feminina

Em seu perfil, a influenciadora procura dar dicas de maquiagem, looks e outros assuntos relacionados à beleza feminina | Foto: Divulgação

Apesar de ser bem resolvida com a profissão, a maquiadora já enfrentou diversos julgamentos, principalmente daqueles que faziam parte do seu convívio. “Quem trabalha com redes sociais, as vezes, é muito julgado, porque alguns acham que não temos o que fazer. Mas, hoje em dia, podemos ver muitos segmentos utilizando essa ferramenta para alavancar seu negócio e tem funcionado muito bem para quem persiste. Também percebo que, em meio à crise, empreendedores conseguem vender mais na internet. Hoje em dia isso é um diferencial”, enfatiza Mata.

Para influenciar pessoas, a empreendedora investiu em
conhecimento. Estudou, pesquisou e foi aluna de cursos de Marketing Digital
Influencer, entre outros na área, obtendo uma bagagem de mais de 400 horas de
dedicação para entender como atrair o público certo e se destacar diante de
tantos outros. A influenciadora também acompanha pessoas bem-sucedidas no
mercado digital para adquirir mais entendimento. “Não é só jogar seu assunto
lá e esperar o ‘milagre’ acontecer”, ressalta.

 

Para influenciar pessoas, a empreendedora investiu em conhecimento

Para influenciar pessoas, a empreendedora investiu em conhecimento | Foto: Divulgação

Pequeno negócio

Outra jovem que contou com um crescimento expressivo no
número de clientes, após investir na divulgação pela internet, foi a designer de
sobrancelhas Giselle Fernandes, 33. Com espaço físico no bairro São
José, na Zona Leste de Manaus, e mostrando o antes e depois das sobrancelhas
da clientela em sua rede social, ela presenciou um aumento de mais de 40% na movimentação de pessoas buscando seu trabalho.

Além de fazer o design, Fernandes oferece os serviços de micropigmentação de sobrancelhas, extensão de cílios e limpeza de
pele. Ela está há um ano e cinco meses em seu espaço físico, mas já realizava
atendimentos desde 2016. Em busca de se aperfeiçoar na área, a designer participa de
cursos voltados para empreendedorismo e estética, além de palestras e
eventos oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae), em Manaus.

 

Fernandes está há um ano e cinco meses em seu espaço físico, mas já realizava atendimentos desde 2016

Fernandes está há um ano e cinco meses em seu espaço físico, mas já realizava atendimentos desde 2016 | Foto: Divulgação

Desde o início de janeiro, tanto Mata como Fernandes estão sem atender seus clientes, esperando liberação para o retorno das
atividades. A designer, por exemplo, está apenas dando dicas pelo seu perfil na internet e buscando sempre interagir com os fregueses no meio virtual.

Segundo o economista Sóstenes Farias, a internet é uma ótima ferramenta para expandir os negócios e, em meio à pandemia, pode representar uma
oportunidade para quem busca empreender digitalmente. Mesmo sendo cético em relação a um
empreendimento totalmente digital, caso influenciadoras só queiram focar
nesse formato, Farias reconhece o potencial que as mídias têm na hora de chamar a
atenção, principalmente quando o foco é em um público mais jovem.

 

Além de fazer o design, Fernandes oferece os serviços de micropigmentação de sobrancelhas, extensão de cílios e limpeza de pele

Além de fazer o design, Fernandes oferece os serviços de micropigmentação de sobrancelhas, extensão de cílios e limpeza de pele | Foto: Divulgação

Embora, atualmente, seja natural contar com certas habilidades no mundo virtual, ter o domínio das facetas de um negócio é essencial para se obter ou não sucesso, segundo o economista. Farias elucida que “não se pode fugir da modernidade, porém, é preciso buscar se especializar para não permanecer no achismo”, completa. 

Conhecimento técnico

O analista técnico do Sebrae no Amazonas, Ricardo Sampaio, afirma
que a pandemia impulsionou o espírito empreendedor no estado, com 58% dos
negócios gerados pelas mulheres, com idade entre 20 e 30 anos. No entanto, como
boa parte desses novos negócios surgiram pela necessidade financeira e não por
oportunidade, Sampaio acredita que pode haver uma tendência de fracasso na
ausência de um planejamento analítico.

Ainda que a estratégia de usar as mídias sociais como
‘propaganda’ do empreendimento seja tendência, o analista considera o outro
lado, de quem ainda não quer fazer essa convergência. Utilizando o termo ‘know-how’, traduzido para o português como ‘saber como’ ou ‘saber fazer’, Sampaio
revela que dominar os conhecimentos técnicos da área de atuação, agregado a
tecnologia, será o diferencial para os próximos dois anos.

“Nem todos os serviços fazem uso da internet para execução de
negócios. Salvo para divulgação, apenas 8 % de 10 mil são startups, ou seja,
empresas de base tecnológica, que têm a internet como ferramenta de mercado.
Contudo, pelo fato de exigirem know-how adequado e bom conhecimento de sistemas
e de negócios, estes são os que tendem a ter uma perenidade maior no mercado.
Em outras palavras, apesar de tímidos, ainda em nossa região, esse tipo de
empreendimento é o que mais tende a permanecer mais de dois anos no mercado e
ter sustentabilidade e competitividade”, esclarece o analista.

Segundo Sampaio, mesmo pequenos negócios podem
utilizar das técnicas e do conceito. Porém, analisa que boa parte dos
empreendedores, tanto os novos, como os mais antigos no mercado, desconhecem o fenômeno
e não usufruem das facilidades de geração de negócios ofertados pelo meio virtual. 

O analista frisa
que adquirir conhecimento é o caminho para se ter sucesso, mas que os mais
jovens podem ter mais facilidades em relação a tecnologia. “É preciso ter bom
senso de análise de oportunidade de negócios, se aprofundar com cursos, ter
intuição para entender o que o mercado precisa e tem espaço para entrar. Nesse sentido, o jovem
tem grande vantagem, por lidar com variadas fontes de informação e já estar
acostumado com a velocidade com que se processam”, salienta.

Cursos gratuitos

Segundo a assessoria do Sebrae, atualmente são oferecidos
mais de 300 títulos de capacitação, presenciais ou virtuais, mais da metade
deles gratuitos, além de consultoria especializada em gestão de negócios,
marketing e vendas, finanças, estruturação de negócios, contabilidade e mercado,
distribuídos em vários títulos diferentes. Para ter acesso aos
cursos, basta entrar no portal do órgão ou ligar para o 0800 570 0800, no horário
comercial.

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