Piscicultura Águas da Olaria começou como um hobby e tornou-se um negócio

0
125

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
No inverno os peixes se alimentam menos. (foto: Rogério Savian)

Dois Irmãos – Quando o assunto é a criação de peixes ornamentais ou de engorda em Dois Irmãos, um dos primeiros lugares a ser lembrado é a Piscicultura Águas da Olaria, localizada no bairro Vila Rosa. Fundada há 14 anos, tornou-se uma referência para a região no que diz respeito à comercialização de peixes durante o ano todo. A piscicultura, que é administrada pelos sócios Marco Antônio Stoffel e Marcelino Fonseca, surgiu da união do trabalho de dois apaixonados por peixes, que juntaram forças para criar um hobby sustentável e que mais tarde veio a se tornar um negócio.

Corredores de Dois Irmãos se destacam mais uma vez no pódio

Com ênfase na criação das carpas Nishikigoi, comercializa também alevinos para engorda como carpas capim, prateada, cabeça grande, húngara, jundiá, traíra, surubim, tilápia, cascudo, dourado e outros. O sócio Marco Antônio destaca que atualmente a área destinada à criação de peixes é de aproximadamente 10 hectares, distribuídos em 43 tanques. Ele afirma que cerca de 70% da participação das vendas está relacionada aos peixes ornamentais.

Menina que nasceu no Ambulatório de Santa Maria do Herval completa um ano

Consumo ainda é baixo

Os peixes para consumo são comercializados durante todo o ano na Piscicultura Águas da Olaria, porém, a época de maior procura é nas semanas que antecedem a Páscoa. “Aqui na nossa região o peixe ainda é pouco consumido durante o ano. É uma questão cultural. As pessoas não criaram o habito de comer carne de peixe uma ou duas vezes por semana. Posso garantir que no decorrer desses 14 anos isso já melhorou bastante, mas ainda está longe de chegar ao consumo ideal. Os médicos têm indicado a alimentação com carne de peixe porque ela é muito saudável. Muita gente consome uma ou duas vezes por ano, geralmente apenas na Semana Santa. A dica que eu dou pra não enjoar da carne é diversificar a maneira como ela será preparada”, afirma Marco.

Nome da piscicultura

Muita gente se pergunta a origem do nome da Piscicultura Águas da Olaria. Para isso o sócio Marco Antônio apresenta sua explicação: “Esse nome se deu porque antigamente existia aqui a “Olaria do Stoffel”, que foi do meu avô e também do meu pai. Por muitos anos foi extraído o barro desse local para a fabricação de tijolos e com isso foram se formando os poços. Daí, no início, colocamos os peixes nesses açudes que já havia porque era uma criação sem fins comerciais. Mas com o tempo foi sendo ampliado, com a construção de muitos outros tanques, chegando ao que temos hoje”.

Vista aérea de parta da piscicultura. (foto: Divulgação)

Desafios

A criação de peixes parece simples, porém, é cercada de desafios. Marco explica que um deles é o frio intenso, que faz com que os peixes se alimentem em menor quantidade e, consequentemente, se desenvolvam menos. Na criação de alevinos também é preciso redobrar os cuidados para não morrerem, além dos pássaros comerem bastante. Para amenizar as perdas causadas pelos pássaros, em muitos dos tanques da piscicultura foram colocadas telas sombrite, impedindo sua aproximação da água. “Mas esses são desafios que a gente trabalha para contornar. Faz parte. Aqui na piscicultura trabalhamos o ano todo para nos preparar para as semanas que antecedem a Páscoa. Eu brinco que deveria ter duas Páscoas por ano”, destaca Marco.

Marco e a esposa dedicam o dia todo nas atividades da piscicultura. (foto: Rogério Savian)

Peixe é saúde

Na piscicultura, para o consumo, os peixes mais procurados são a Tilápia e a Carpa Capim. Nos últimos anos a Tilápia está conquistando espaço. De acordo com os médicos, são muitos os benefícios de consumir peixe. Não é por acaso que esse alimento é visto como um dos mais saudáveis. Ele é rico em proteínas, vitamina D, ácidos graxos e ômega 3. Tudo isso faz dele um alimento completo.

Contato

A Piscicultura Águas da Olaria trabalha com carpas coloridas ornamentais para lago e açude de vários tamanhos e cores. Também vende alevinos de carpas japonesas (coloridas), capim, prateada, cabeça-grande, hungara, traíra, jundiá, tilápia, surubim, dourado e outros. Águas da Olaria se encontra na rua da Olaria, 899, bairro Vila Rosa. Contatos: Marco Antônio Stoffel: (51) 3564-1558 – (51)9697-7824, Marcelino Fonseca: (51) 9914 1805 ou e-mail: [email protected]

Peixes ornamentais são bastante procurados na piscicultura.  (foto: Rogério Savian)
Tanques são cobertos com tela para os pássaros não comerem os alevinos. (foto: Rogério Savian)

 

 



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda