O delicioso salgadinho pode ser saudável

0
7

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Coxinha Fit: O delicioso salgadinho pode ser saudável

Coxinha Fit: O delicioso salgadinho pode ser saudável.

Coxinha… Quem resiste? Um dos salgadinhos mais queridos e consumidos pelos brasileiros no dia a dia, seja em padarias, bares ou lanchonetes, é, no entanto, um motivo de restrições e ressalvas para quem busca manter a alimentação equilibrada e longe das frituras. A boa notícia da vez é que a gastronomia saudável, cada vez mais, adapta versões deliciosas e nutritivas dessas iguarias tradicionais, substituindo ingredientes e formas de preparo. As “coxinhas fit” são as novas manias de quem segue à risca suas dietas sem abrir mão de receitas saborosas!

Feita a partir de ingredientes mais leves, naturais e nutritivos, como a batata doce, farelo de aveia e, claro, o frango, a coxinha fitness é, por exemplo, uma ótima opção para lanchinhos ou momentos em que a fome aperta. Segundo a nutricionista Giovana Morbi, com algumas substituições saudáveis é possível ter um alimento saboroso e muito nutritivo.

Saiba mais: Aprenda a fazer 5 máscaras de cabelo com ingredientes de cozinha

Por exemplo, a farinha de trigo para a massa da coxinha tradicional é substituída por uma massa feita de batata doce, aveia (ou quinua) e ovos. Já o recheio pode ser o de sua preferência, caso deseje seguir o habitual, atente-se em substituir apenas o catupiry por um requeijão light ou pela ricota.

Sem fritura – Na hora de empanar, também tem diferença. No lugar da farinha de rosca, a coxinha deve ser passada na clara de ovo e empanada com linhaça, aveia ou outro farelo de sua preferência. E para finalizar, ao invés de fritar, ela ficará disposta em um tabuleiro e levado ao forno pré-aquecido. Confira a receita da nutricionista e veja como é fácil fazer a coxinha fit:

Veja mais: Aprenda 3 receitas Fit para emagrecer e secar a barriga

Receita de coxinha saudável

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de batata doce (já cozida, sem a casca) e amassada

– 50 ml de água filtrada

– 1 ovo

– 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia OU quinua em flocos

– 1 xícaras (chá) de frango desfiado OU ricota amassada

– 1 xícara (chá) de milho, já cozido (opcional)

– 1 xícara (chá) de palmito, já picados em pequenos cubos (opcional)

– 1 colher (sopa cheia) de azeite de oliva

– Sal e pimenta do reino a gosto

– 2 xícaras (chá) de farinha de aveia OU farinha de linhaça OU farinha de rosca sem glúten

Veja mais: Conheça 5 misturas que emagrecem tanto quanto Água com Limão

Modo de preparo:

1 – Cozinhe as batatas sem a casca. Quando estiverem bem macias e frias, coloque no liquidificador e acrescente água aos poucos até ficar com consistência de massa.

2 – Em uma tigela, coloque a massa feita com batatas, acrescente o ovo e o farelo de aveia OU a quinua em flocos. Tempere a gosto, misture tudo (mistura bem!) e reserve!

3 – Agora prepare o recheio: em outro recipiente, misture o frango desfiado, o milho, o palmito, e o azeite. Tempere a gosto. “Lembrando: você pode colocar o recheio que quiser! Pode ser de ricota com espinafre ou brócolis, por exemplo. Fica delicioso! Aqui vale a criatividade, certo?”, indica Giovana.

4) Pegue um pouco da massa, abra em sua mão, coloque um pouco do recheio e feche em formato de coxinha ou de bolinha, se sentir dificuldade. Faça do tamanho que achar melhor (tudo depende da quantidade de massa e recheio que você tiver disponível!).

5) Passe cada coxinha (ou bolinha) na clara de ovo e em seguida empane com a farinha de aveia, linhaça ou farinha de rosca sem glúten.

6) Por fim, leve ao forno pré aquecido a 180 graus por uns 40 minutos ou até que fiquem douradas.

Indicação de consumo – É uma boa opção para lanche da tarde ou como pré-treino. “É nutritiva e saborosa!”, finaliza a nutricionista.

Fonte:* Giovana Morbi (CRN-SP 34076) é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo com especialização em Nutrição Clínica e Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e especializada em Diabetologia Prática pelo Steno Eduacation Center, Dinamarca. A profissional disponibiliza seu site para contato e outras informações: Giovana Morbi



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda