Nutricionistas apresentam dicas de como manter a alimentao equilibrada e nutritiva no vero

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Divulgao

Coquetel tropical sem lcool e sem acar (pg. 35 do book)

Com as altas temperaturas nos primeiros meses do ano, junto com o cenrio de pandemia provocada pela Covid -19, o momento de redobrar a ateno aos cuidados com a sade. Principalmente quando falamos em manter uma alimentao nutritiva e equilibrada para melhorar o sistema imunolgico, alm da preocupao com a higienizao dos alimentos.


Com o objetivo de levar seu conhecimento em alimentao para incentivar melhorias no bem-estar das pessoas, a Sodexo On-site, servios de alimentao e facilities, reuniu seu time de especialistas, nutricionistas e chefs e prepararam um e-book com diversas dicas de nutrio, sade e bem-estar, que reforam a importncia de refeies balanceadas e nutritivas para a sade e proteo do corpo, alm de orientaes para intensificar a higienizao dos alimentos, confira algumas delas:

Alimentao durante o vero
Ao contrrio do inverno, estao em que comum sentir mais fome, as temperaturas elevadas podem inibir o apetite. comum que a maior parte das pessoas no consiga seguir uma alimentao balanceada e nutritiva, composta de protenas, carboidratos, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais.

“Para montar uma refeio saudvel que ajude na proteo do corpo, importante lembrar que um prato equilibrado deve ser composto 50% por vegetais crus e cozidos, 25% de protenas, como carnes, peixes, ovos, entre outros, e 25% de carboidratos, de preferncia integrais. Na sobremesa, pode-se optar por frutas, explica a coordenadora do projeto Francisca Silva.

Sade e equilbrio
Para evitar um possvel desequilbrio na alimentao, recomendado evitar longos perodos em jejum. “Uma dica fazer um lanche saudvel, como um snack de castanhas caramelizadas com acar de coco, antes de sair de casa, pois isso ajuda nas escolhas e no consumo moderado dos alimentos, sugere a nutricionista Claudia Musa.

Para colorir e enriquecer os pratos, as saladas so timas opes. Alm de serem ricas em nutrientes, elas ajudam a aumentar a saciedade e melhorar o processo digestivo. Durante a escolha das protenas, as carnes magras devem ser priorizadas, sempre retirando as gorduras. As receitas voc pode conferir a partir da pgina 18 do e-book.

Outro ponto importante a hidratao. Nos dias quentes tambm ocorre maior perda de lquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpirao excessiva. Por isso, a necessidade de se hidratar, para que todo lquido perdido seja reposto. “Nesse perodo, a ingesto de bebidas alcolicas deve ser controlada e intercalada com gua e outras bebidas no alcolicas, como sucos naturais com as frutas da poca, conclui Claudia.

Vitaminas e minerais para uma alimentao nutritiva
Neste ano atpico, a alimentao equilibrada tornou-se ainda mais importante e essencial para reforar a imunidade. Entre os nutrientes necessrios para a manuteno do sistema imunolgico, esto:

Vitamina A – Pode ser encontrada em cenouras, batata doce, folhas de brcolis, manga, couve fgado, gema de ovo, leite e derivados.
Vitamina C – Kiwi, goiaba, brcolis, frutas ctricas, frutas vermelhas, talos de couve e salva.
Vitamina D – Peixes, ovos, lcteos, fgado e cogumelos.
Vitamina E – Azeite de oliva extravirgem, castanhas, avel, semente de girassol e abacate.
Zinco – Camaro, peixe, fgado, sementes, castanhas, gros integrais e cereais.
mega 3 – Peixes, castanhas, amndoas, nozes, sementes e linhaa.
Probiticos – Trigo, cebola, banana, mel, alho e raiz de chicria.
Potssio – Ameixa, frutos do mar, amndoas, acelga e amendoim.

Compras e higienizao de alimentos
Antes de ir ao mercado, a dica fazer uma lista dos itens necessrios para ajudar a combater o desperdcio e no cair em promoes de produtos que no sero utilizados.

“Para a higienizao, as embalagens devem ser lavadas com gua e sabo ou limpas com lcool 70% antes de serem guardadas no armrio ou na despensa. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados em gua corrente e higienizados com uma soluo clorada, explica Francisca.

Ateno ao rtulo dos alimentos
Ficar de olho nos rtulos dos alimentos tambm faz parte da construo do hbito de manter uma alimentao equilibrada. Conhecer o que h por dentro da embalagem facilita a deciso no ato da compra.

Nas novas regras de rotulagem nutricional, a embalagem deve conter um smbolo informativo na parte da frente do produto, esclarecendo de forma clara e simples, sobre o alto teor de nutrientes que tm relevncia para a sade.


O material completo com todas as dicas e receitas nutritivas podem ser baixados no link do e-book.

Redao Bonde com assessoria de imprensa



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