Nutricionista dá dicas para economizar nas compras e se alimentar de forma saudável

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Manaus – Manter uma alimentação saudável significa ter mais qualidade de vida e saúde. Segundo a nutricionista Lívia Ribeiro, mesmo que pareça difícil, é possível seguir uma dieta equilibrada no dia a dia, conseguindo bons resultados para o organismo e também para o bolso do consumidor, com economia na compra dos alimentos.

De acordo com a nutricionista, uma alimentação saudável deve ser variada, incluindo frutas, verduras, legumes, carboidratos e proteínas. Afinal, segundo Lívia, cada grupo de alimentos é responsável por uma função no organismo.

Nutricionista recomenda escolher frutas, legumes e verduras da estação, porque são mais baratas (Foto: Divulgação)

Lívia ressalta que, diferente do que muitos podem pensar, comer bem não custa caro. Seguindo algumas dicas é possível fazer boas compras, economizar e se alimentar de forma correta. “Pela correria do dia a dia, muitas famílias acabam escolhendo consumir os pratos rápidos e isso gera um custo maior no orçamento”, explicou.

Frutas e verduras

A primeira orientação da nutricionista é optar por preparar os pratos. “Em casa é mais fácil escolher os alimentos que irão compor a sua alimentação diária”, frisou. Outra recomendação dela é escolher frutas, legumes e verduras da estação, porque são mais baratas.

De acordo com Lívia, atualmente estão na safra maçã, ameixa, abacate, pêra, goiaba, rambutã, uva, seriguela, jaca, coco, abóbora, pepino, gengibre, pimentão, quiabo, tomate, hortelã e repolho. A partir de março, será possível encontrar com mais abundância a banana e o abacaxi.

Peixes

A nutricionista também destaca que inserir o peixe mais vezes por semana, ao invés da carne bovina e frango, também pode ser uma boa alternativa para reduzir custos, sem perder a qualidade nutritiva. “Aqui na região temos uma quantidade imensa de peixes, o que torna o produto mais barato, comparado com outros tipos de carnes. O peixe tem vitaminas e minerais ótimos para a saúde”, frisou.

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Inserir o peixe mais vezes por semana também pode ser uma boa alternativa para reduzir custos (Foto: Divulgação)

Na hora de preparar as refeições e montar o prato, uma dica é escolher apenas um carboidrato. Quando incluir o arroz, por exemplo, deve-se evitar a batata.

Outras dicas que ela dá para economizar, é pesquisar os preços e fazer uma lista com as necessidades, evitando comprar itens a mais e que na semana seguinte podem ser encontrados com preços mais baixos, por exemplo.

“Escolha ir ao supermercado nos dias que tem promoção”, ressaltou a nutricionista. Lívia também orienta que, após as compras, é importante organizar o cardápio da semana. “Com isso, evita-se que as refeições fiquem repetitivas e com poucos nutrientes”, afirmou.



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