Museu Histórico de Campos, RJ, inicia projeto virtual ‘Quem Foram Nossos Índios?’ | Norte Fluminense

    0
    81

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Neste domingo (12), o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai iniciar o projeto de interação virtual “Quem Foram Nossos Indígenas?”. A programação acontecerá das 17h às 18h.

    Segundo a Prefeitura, o projeto é uma forma de promover a cultura e levar conhecimento, mesmo em época de quarentena contra o coronavírus, visando desmistificar a história dos índios Goitacás para professores da rede municipal de ensino e para a população através de conversas interativas online.

    O acesso ao bate-papo, será través da plataforma StreamYard, sendo disponibilizado o acesso pelas redes sociais do Museu Histórico.

    A programação conta com os temas “Representação do Indígena nos livros Didáticos” e “As Tribos que Passaram por nossa Região Norte Fluminense”, tendo como convidados a arqueóloga e historiadora Simone Teixeira e o Cientista Social Renan Torres. Sendo a medição feita por Rafael França, Coordenador de Ciência Humanas e Diversidade.

    Ainda de acordo com a Prefeitura, as atividades seguem até o último domingo do mês de abril (confira a lista completa da programação), sempre das 17h às 18h, em forma de bate-papo ao vivo com convidados das instituições parceiras.

    Segundo a historiadora e diretora do Museu, Graziela Escocard, o Museu não poderia deixar de fazer uma homenagem especial neste mês, no qual se comemora o Dia do Índio.

    “Se adequando à atual realidade, juntamos forças com vários parceiros do Museu para desenvolver essa ação de desmistificação acerca dos indígenas que habitavam a região Norte e Noroeste Fluminense. Com isso, faremos um bate-papo descontraído com o arqueólogo Divino de Oliveira, que participou efetivamente das escavações no Sítio Arqueológico do Caju, onde iremos abordar quais foram as principais descobertas e curiosidades, além de mencionar o acervo arqueológico que possuímos no Museu Histórico.” destacou Graziela.

    A ação é uma parceria do Museu em conjunto com a Coordenação de Ciências Humanas e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), através da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA).



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda