Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos
.Motoristas de Minas Gerais reclamam da demora no recebimento da carteira nacional de habilitação (CNH). A falta do documento prejudica, principalmente, quem tem o carro como fonte de renda.
É o caso de Gustavo Schiara, que comprou um carro com o dinheiro do acerto do antigo emprego e o veículo está parado na garagem. O plano era trabalhar como motorista de aplicativo, mas a carteira não chegou.
“No dia 8 de dezembro do ano passado eu finalizei todo o processo que o Detran exige para ter a função EAR, que significa exerce atividade remunerada. Eu paguei todas as tarifas do Detran. (…) Até hoje eu não recebi a carteira. Até hoje eu nem sequer eu consigo rastreá-la”.
Carteira nacional de habilitação (CNH) — Foto: Divulgação
O atraso afeta pelo menos 100 mil motoristas no estado que aguardam pelo documento. O Departamento de Estado de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) não informou o motivo dessa demora, mas disse que as carteiras que estão retidas foram liberadas na quinta-feira passada e devem ser entregues pelos Correios. Contudo, ainda assim, muita gente reclama da falta de informação.
“Principalmente as pessoas eu têm buscado a habilitação pra se adaptar ao novo mercado, a questão de delivery, a questão de entregas. E aí essa demora na entrega do documento tem atrapalhado a vida da pessoas”, disse o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SiproCFC), Alessandro Dias.
Outro problema é a falta de atualização do código de rastreio. Dias falou que isso tem causado transtorno para os motoristas.
“A gente tem inúmeros relatos de que as pessoas fazem o acesso, elas não conseguem identificar que o documento já está sendo entregue, ou já até houve a tentativa de entrega, quando, de repente, o documento já está na delegacia ou já foi até entregue”, completou Dias.
Sem o documento físico, a versão digital que poderia ajudar o motorista, somente funciona para quem já tem o documento e está atualizado.
No caso da gerente comercial Lúcia Beatriz de Carvalho, por exemplo, não tem outro jeito e ela vai ter que esperar. Aprovada no exame de direção no dia 24 de novembro, viu a alegria virar frustração.
“Tive um gasto muito grande para tirar a minha habilitação e eu esperava receber ela porque, quando você vai fazer o exame de seleção, na hora lá eles são rigorosos, te reprovam por qualquer motivo. (…) Agora eu quero receber a minha CNH”, falou indignada.
No início de dezembro do ano passado, foi divulgado pelo Detran-MG que as CNHs vencidas em 2020 terão mais um ano de validade. A resolução é válida também para permissões para dirigir )PPD) e a autorização para conduzir ciclomotores (ACC).
Os vídeos mais vistos no G1 Minas nesta semana:
Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda
- Cirurgia Plástica em Santos
- Dentista em Santos
- Dentista em São Vicente
- Cacau Center
- Prime Reparadora
- Rede Arrastão
- Top Brazil Logística
- Etiquetaria Paulista
- D-Log
- Ycar
- Contbens
- Agência de Propaganda em Santos
- Curso em São Vicente
- Fantasia em Santos
- Festa em Santos
- Lembrancinha em Santos
- Lembrancinhas em Santos
- Lembrancinhas em São Vicente
- Lembrancinhas em SV
Lima & Santana Propaganda