Método Leduc – Recursos Fisioterapêuticos Manipulativos e Mecâ

0
98

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Método Leduc
Recursos terapêuticos manipulativos e mecânicos
Faculdade Rodolfo Teófilo
Por volta de 1930, os doutores dinamarqueses Emil Vodder e Estrid Vodder, trabalhavam na Riviera Francesa tratando de pacientes com sinusites e outros sintomas semelhantes. O casal notou que os pacientes tinham como característica comum os linfonodos estavam inchados. Devido ao pouco conhecimento a respeito do sistema linfático que tinham na época. O casal passou a pesquisar o sistema linfático para entender o que causava inchaço nos linfonodos.
História
Albert Leduc foi aluno dos Vodders na Belgica. Para Leduc, o assunto parecia coerente, mas sem muita base cientifica. Isso lhe motivou a pesquisar mais a respeito do sistema linfático.  Suas pesquisas o levaram a conclusão de que o sistema linfático era composto por órgãos e tecidos linfoides.
Albert Leduc
Albert Leduc
Seu método consistia, através de movimentos, encaminhar os dutos linfáticos para os linfonodos. Estimulando os linfonodos através de pressão leve e encaminhar a linfa para o sistema sanguíneo. A massagem era iniciada no pescoço e buscava outras áreas do corpo.
Drenagem dos linfonodos: É feita com o contato direto dos nossos dedos indicador e médio com a pele do paciente, que são colocados sobre os nodos e vasos linfáticos fazendo uma linha perpendicular.
Movimentos circulares com os dedos: São realizados movimentos circulares e concêntricos, usando todos os dedos unidos, com exceção do polegar.
Principais manobras do Método Leduc
Movimentos circulares com o polegar: Realizada da mesma maneira que a anterior, só que apenas com o polegar.
Movimentos combinados: é a combinação dos círculos com os dedos e dos círculos com o polegar. Em resumo, é a manobra de círculos com os dedos também utilizando o polegar.
Principais manobras do Método Leduc
Principais manobras do Método Leduc
Bracelete: mais utilizada quando temos inchaço de grandes áreas. Pode ser feita com uma ou as duas mãos de acordo com a necessidade. A manobra de pressão em bracelete visa o aumento do fluxo linfático, a ser recolhido em direção aos linfonodos da região.
https://www.cursosmassagem.com.br/historia-drenagem-linfatica.php
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/principais-manobras-do-metodo-leduc/60883
https://bravacursos.com.br/forum/drenagem-linfatica/3027-metodo-leduc-2/3/

Referências
Obrigado!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda