Marcieli Martins | Fisioterapia Dermato-funcional

0
107

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Drenagem linfática e fisioterapia pós-cirúrgica é tudo a mesma coisa?

Muitos pacientes por não conhecerem a intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgias plásticas contratam drenagem linfática manual pós-cirúrgica como serviço equivalente.

A drenagem linfática trata-se de uma técnica que pode ser utilizada no pós-operatório dependendo do objetivo terapêutico e da fase de cicatrização em que o paciente se encontra.

É essencial que os pacientes e cirurgiões compreendam a diferença de uma intervenção personalizada e a indicação isolada de uma técnica.

O uso da drenagem linfática acaba sendo usado de forma indiscriminada, ou seja, indicada sempre independente da fase de reparo que o paciente está passando.

Infelizmente, ainda há casos onde alguns profissionais vendem drenagem linfática e se quer respeitam os princípios básicos da técnica, o que acaba sendo ainda mais grave.

Em determinados momentos, como após a formação da fibrose, muitos pacientes de queixam de um edema persistente, mesmo após inúmeras sessões de drenagem. E afinal, por que isso acontece?

Quando a fibrose se instala, ou seja, uma intensa deposição de tecido cicatricial acontece de forma desorganizada. Saiba tudo sobre fibrose!

Em decorrência disso, a linfoangiogenese passa a ser comprometida o que dificulta muito a redução do inchaço.

Não se pode negar que realizar drenagem linfática diariamente trás alívio momentâneo porém não é resolutivo e sim paliativo.

Para que o inchaço seja solucionado é necessário a reorganização do tecido cicatricial, ou seja, um atendimento fisioterapêutico personalizado com a associação de recursos que promovam a reorganização do tecido fibrótico e dessa forma a resolução do inchaço.

Por isso é fundamental que o tratamento seja realizado pelo fisioterapeuta. A própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz essa recomendação.

A fisioterapia dispõe de vários recursos para que o pós-operatório transcorra atendendo às necessidades de forma individualizada e personalizada de cada paciente.

Ao decidir realizar uma cirurgia plástica, procure por um tratamento especializado e não compre “pacotes” de drenagem linfática.

O barato pode sair caro e “custar” o sucesso da sua cirurgia.

Contrate um fisioterapeuta especialista no assunto.

Invista na sua cirurgia!

Faça fisioterapia!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda