Estética e cosmética mercado de trabalho

0
10

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Recursos empregados no tratamento estético

Para entender sobre os recursos utilizados na área da estética, deve-se levar em consideração a formação do profissional com todos os estudos atualizados no meio acadêmico dando entendimento e embasamento para alguma patologia  ser  identificada e tratada. Por exemplo, a solução de um problema para um mecânico e um engenheiro mecânico, onde o mecânico garante a resolução do problema atuando no automóvel, por outro lado, o engenheiro tem em sua formação o entendimento de resolver precocemente a disfunção que levou o carro a falhar. Ou seja, o primeiro tem mais a prática e o segundo tem mais a teoria de tal assunto e, a partir disto, podemos entender que na estética para solucionar problemas há de ser considerado o conhecimento desde a formação da patologia apresentada e, dessa forma, determinar os recursos indicativos para tratamento estético.

Entenda sobre as áreas de estudo do profissional de estética e sua atuação

O profissional da estética estuda o corpo humano na sua anatomia, fisiologia muscular, esquelética, função e disfunção como um todo. As áreas de atuação mais conhecidas na estética clínica são:

Facial, corporal e capilar, tratando fisiopatologias desde sua formação. Por exemplo: rugas, celulite, estrias, flacidez muscular, flacidez de pele, hidratação corporal, prevenir o envelhecimento cutâneo, também nos recursos terapêuticos que são equipamentos, cosméticos e dermocosméticos, terapias manuais e terapias alternativas como, aromaterapia, cromoterapia, reflexologia, terapias manuais, massagens relaxantes, drenagem linfática, massagem modeladora.

O esteticista também tem área de atuação nos pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia, ginecomastia, mamoplastia de aumento, lifting facial, lipo de papada, ninfoplastia entre outras cirurgias plásticas. O profissional pode ter parceria juntamente com o cirurgião plástico na reabilitação do paciente e intervenção em pequenas complicações no tecido traumatizado, como microcorrentes, drenagem linfática, ultrassom terapêutico, etc.

 Terapias e Técnicas em alta

A terapia capilar que engloba a tricologia, couro cabeludo  suas alterações e disfunções como pitiríase, psoríase, alopecia, pediculose, entre outros, e são traçados os melhores recursos para o tratamento de fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos, atuação nos anexos cutâneos, como depilação, fotodepilação, laser. No embelezamento do olhar como cílios sobrancelhas, na aplicação de micropigmentadores, no visagismo, trazendo o embelezamento feito por maquiagem, penteados, alisamento, chapinha, escova em geral.

Um grande recurso que vem crescendo na  estética com inovações tecnológicas, é a estética íntima, somente o tratamento para região íntima feminina, que podem ser agregados tratamentos para flacidez, preenchimento, clareamento e várias outras disfunções todas envolvendo a região.

Novidades e Inovação na área

No mercado da estética de nove em nove meses ocorre a feira científica internacional de estética onde são lançados vários equipamentos e várias inovações para o profissional agregar em seu trabalho juntamente com muito conhecimento que lá será adquirido. Além de tudo isso, o profissional pode escolher trabalhar com o tratamento interdisciplinar onde poderá ser feita parcerias com vários profissionais, os quais podem ser nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, farmacêuticos, na resolução potencializada dos seus tratamentos.

O profissional de Estética

O profissional da estética pode se destacar como um profissional especialista ou generalista. Deste modo, aquele que opta por agregar de todos os recursos estéticos nos seus atendimentos, tanto faciais, corporais e até mesmo capilar, o que nos leva a entender que este profissional não se limita a um só seguimento na estética. Já o especialista escolhe trabalhar em apenas uma área no seu entendimento aprofundado se tornando um expert de seus tratamentos específicos.

Pesquisa em Estética e Mercado de Trabalho

E por fim a modalidade de estudos e pesquisas, em parcerias com empresas que manipulam dermocosméticos, podendo atuar também como responsável técnica, representantes de marcas de equipamentos elétroterápicos, disponibilizando treinamentos para clientes no manuseio dos equipamentos. Em consultorias para clientes ou empresas que compram determinados produtos de marcas profissionais e ministrantes de cursos inovadores. Afinal trabalhar com estética é se entregar ao conhecimento e acima de tudo pratica-lo com segurança e satisfação.

Leia Também:

Estética: Possibilidades de formação e atuação na área da Docência

Dermatologia Estética e Tratamento de Feridas

 

Acesse nossas redes, consulte nossos cursos, se inscreva em nosso canal no YouTube faça parte da Faculdade Laboro.

Autora:



Fonte