Especialista dá dicas de alimentação e economia durante pandemia

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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Manaus – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE),  os aumentos ocorrem em um momento de dificuldades para famílias
afetadas pela crise do coronavírus. Os maiores crescimentos se deram em produtos
relacionados à alimentação em domicílio, que acelerou de 0,22% para 1,40% em
março. As maiores altas foram registradas em produtos como cenoura (20,39%),
cebola (20,31%), tomate (15,74%), batata-inglesa (8,16%) e ovo (4,67%).

Os excessos relacionados à alimentação podem acontecer por
vários motivos, como ansiedade, falta de tempo, tristeza, alegria e, na verdade,
tudo pode virar motivo para comer além da conta. Isso não é um problema
só de bem-estar, mas também orçamentário, segundo especialistas.

Neste cenário, surge outra questão importante. Para comer
bem, será que é preciso gastar muito dinheiro? É o que responde Glauce Galucio, Especialista em Educação Financeira e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Especialista aponta dicas nos comportamentos financeiros | Foto: Divulgação

Ela explica que “ao pensarmos em alimentos saudáveis, tendemos a
associar àqueles super conhecidos e que também, em geral, são super caros. No
entanto, é possível sim nos alimentarmos bem, sem gastar muito e preservando nossa
segurança alimentar através de um estilo de vida saudável.”

Pensando nessa ideia, a profissional separou seis dicas para comer bem, e o melhor, sem pesar o bolso. Confira abaixo.

Planeje sua compra: compre o
que for necessário e justo

Dê uma boa olhada no que você tem
na despensa e na geladeira. Compre os produtos de acordo com a duração. Este
não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam
estocar, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da
sua casa.

Adote Estilo de vida Saudável:
substitua os alimentos

Prefira legumes e frutas em vez
de biscoitos, lanches e doces. De preferência a água do que refrigerantes. Substitua
alimentos conforme as propriedades nutricionais, por exemplo, “existem
alimentos que possuem as mesmas propriedades dos super caros, mas chegam a
custar, até dez vezes menos. Explica a especialista Glauce Galucio”.

Horta em casa

É uma ótima opção para comer com
saúde e ainda economizar, sem contar que você não precisará mais consumir
alimentos com agrotóxicos.

Fortaleça seu sistema
imunológico por meio da alimentação

Aumente o consumo de frutas e
legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e
C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções, opte por frutas da
temporada e da sua região, elas são mais acessíveis. Coma legumes pelo menos
três vezes por semana, são mais baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque
são ricos em proteínas e ferro.

Cozinhar em família

O confinamento em que muitos de
nós nos encontramos também é uma oportunidade de cozinhar em casa, fortalecer
os laços familiares e introduzir as crianças nessa atividade para que aprendam
hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.

Evite desperdício: aproveite as
sobras

Se você cozinhar demais, congele
suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma
preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. E ainda fará seu
orçamento render. 

*Com informações da Assessoria



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