Dicas de lanches saudáveis para fazer com as crianças

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Já que as famílias estão todas em casa, por que não fazer da hora do lanche uma atividade divertida? Envolver as crianças no preparo das comidas é uma forma de entretê-las e assim fazer com que se interessem mais em provar aquilo que prepararam. Também é uma boa oportunidade de ensinar aos pequenos da importância de uma alimentação saudável e apresentar a eles novos alimentos.

Para a nutricionista Nágyla El Kadre, o fato de estarmos em casa na quarentena não quer dizer que devemos consumir apenas alimentos industrializados e altamente calóricos. “É preciso incentivar as crianças a consumir alimentos de qualidade nutricional”, diz Nágyla.

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A seguir, duas sugestões de lanches saudáveis para as crianças durante a quarentena.

Espetinho de frutas 

Esta é uma opção colorida e atrativa para as crianças, além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras. É possível usar um cortador para deixar os pedaços de fruta mais divertidos, por exemplo, em formatos de estrela, de coração, de flor, ou do que a imaginação da criança mandar. É só cortar as frutas e colocá-las no espeto, alternando-as.

“Sempre aconselho a consumir as frutas com as cascas para aproveitar ao máximo os nutrientes”, acrescenta Nágyla. Sobre crianças que se recusam a comer frutas ela sugere que os pais insistam mais de uma vez , visto que o suco, mesmo natural, perde nutrientes nem permite mastigar as fibras, o que ajuda na digestão.“Tente incentivar seu filho a consumir frutas nesse tipo de preparação [espetinho] e não desista na primeira vez que ele recusar. Se nem assim ele gostar de nenhuma opção de fruta, opte pelo suco”.

Sugestões de fruta: morango, kiwi, abacaxi, banana, uva (sem sementes).

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lanches crianças Imagem mostra três fatias de pão integral sobre mesa

Rolinho de pão de forma (integral ou tradicional) 

O rolinho de pão de forma é uma opção fácil, versátil e gostosa. É só passar o rolo de macarrão para achatar bem o pão, rechear e enrolar, envolvendo o recheio com a fatia e formando um rolinho bem apertado. Os ingredientes do recheio podem variar de acordo com a sua preferência. Nágyla recomenda caprichar nos mais saudáveis: cenoura ou beterraba ralada, alface, tomate, rúcula, salsinha e mais algum tipo de proteína como atum, frango ou queijo fresco.

“Preferivelmente sem maionese ou ketchup por serem alimentos industrializados cheios de aditivos. Em relação aos pães, recomenda-se o integral por ser mais rico em fibras, mas o pão tradicional pode ser uma opção também”, afirma ela. A nutricionista também sugere uma alternativa ao rolinho: fazer o sanduíche convencional usando fatias de pão em formatos diferentes, de coração, de lua, de boneco, etc. É só cortar duas fatias com um cortador do formato desejado e depois colocar o recheio entre elas.

Quer ver mais sugestões de receitas? Veja como preparar picolé transparente de frutas e vitamina de frutas.

Para as crianças que se recusam a comer legumes, a nutricionista dá uma dica especial. Confira aqui.



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