Dia Mundial da Saúde: Mais do que nunca, é preciso falar de coronavírus – Enfoque MS

0
28

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Manter hábitos saudáveis é essencial nesse momento de crise da doença

07/04/2020 15h05
Por: Assessoria

Hoje, dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar desse bem tão precioso. E atualmente, em tempos de pandemia da Covid-19, esse alerta se faz ainda mais necessário.

O que podemos fazer para prevenir essa doença que atingiu todos os continentes do mundo e transformou a vida de milhões de pessoas? O básico e essencial, todos nós sabemos: manter as mãos sempre limpas com água e sabão ou com álcool gel e manter o isolamento social, o quanto possível, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Mas em tempos difíceis como esse, além da higienização constante das mãos, objetos, e de tudo aquilo que entra em nossa residência, temos outros desafios, como cuidar da saúde mental, manter hábitos saudáveis e cuidar da nossa família e das pessoas que amamos, mesmo à distância.

Para ajudar no equilíbrio emocional em meio à pandemia, o psicólogo da Unimed Campo Grande, Thiago Rey Molina, orienta: “Algumas pessoas conseguem lidar com situações estressantes de forma mais saudável, outras não. Por isso, evitar a sobrecarga de informações que os veículos de comunicação e as redes sociais distribuem diariamente, selecionar informações confiáveis e tomar as medidas de prevenção necessárias são atitudes que nos deixam mais seguros contra o sentimento de pânico, gerado em muitas pessoas nas últimas semanas por causa do coronavírus”.

Para as pessoas que já sofrem com algum transtorno emocional, a psicóloga da cooperativa, Thayla Sandim, faz um alerta. “Pessoas que já têm problemas emocionais, como ansiedade ou depressão, por exemplo, geralmente são as mais afetadas. Portanto, mais do que nunca, é de extrema importância manter o tratamento psicológico, psiquiátrico e/ou medicamentoso, de acordo com a prescrição médica, mas é importante também que pessoas sem transtornos emocionais cuidem da sua saúde mental”, pontua.

Outro ponto importante neste momento é manter a imunidade do corpo. Não que isso impeça a contaminação pelo novo vírus, mas ter a imunidade em dia é indispensável para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação de quem venha contrair a doença.

“Se alimentar de frutas, verduras e legumes diariamente é essencial para quem tem a imunidade baixa. Se buscarmos sempre a reeducação alimentar como um hábito diário, teremos nesses alimentos todos os nutrientes necessários para manter a imunidade do organismo”, fala a nutricionista do Viver Bem da Unimed Campo Grande, Renata Benitez.

A nutricionista ressalta que associado à alimentação saudável é indispensável manter outras mudanças de hábitos, como evitar bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros, diminuir o estresse, dormir bem e praticar atividade física regularmente. Tudo isso contribui com o aumento da imunidade do organismo.

E em meio a tantas coisas que precisam ser feitas para evitar a contaminação da Covid-19, é indispensável termos atenção à nossa família, tanto daqueles que residem na mesma casa, quanto àqueles que, em razão do momento, estão fisicamente mais afastados de nós, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, de manter o máximo possível, o isolamento social.

Para estas pessoas, o cuidado pode ser feito por ligações e mensagens diárias, vídeo chamadas, que são uma forma de matar um pouco a saudade e demonstrar carinho e, mais importante ainda, ter fé e esperança de que isso tudo vai passar. “Tenha esperança! Como disse Martinho Lutero ‘não podemos evitar que os pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos evitar que eles façam ninhos sobre elas’. É um momento delicado para todos, você não está passando por isso sozinho. Então faça sua parte, mantenha a mente em ordem e tenha esperança”, finaliza o psicólogo Thiago.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda