Como cuidar da pele em casa com produtos naturais

0
58

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

 Em tempos de quarentena, saiba sete formas de cuidar da pele em casa com produtos acessíveis e naturais

Em virtude do isolamento, fica uma dúvida: como cuidar da pele sem sair de casa? Será que é indicado sair de casa para ir à farmácia comprar cosméticos ou apenas fazer proveito do que já tenho?



Dessa forma, a médica Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger RJ, reuniu algumas dicas de beleza mais práticas, a fim de que você possa cuidar da pele dentro de casa.


Saiba como cuidar da beleza com ingredientes fáceis. (Foto: Reprodução/Freepik)


Leia mais: Proteja sua pele da luz dos aparelhos eletrônicos

1. Compressas de leite

O leite é um hidratante potente e eficaz para cuidar principalmente da pele e também dos cabelos, capaz de retardar o envelhecimento e até melhorar a aparência oxidada. Dessa maneira, a recomendação é molhar um pano de algodão em leite, na temperatura ambiente, e assim levar ao colo e ao rosto, retirarando após dez minutos. Lembrando que sobretudo, as pessoas que tem pele oleosa precisam ter atenção e contatar um dermatologista antes de realizar qualquer tratamento caseiro.

2. Mel e açúcar


Conheça os benefícios do mel para a pele (Foto: Reprodução/Freepik)


A esfoliação é essencial para os cuidar da pele, visto que estimula a circulação sanguínea, remove as células mortas, evita pelos encravados e traz leveza e maciez para a derme, se feita periodicamente. Outrossim, talvez todo mundo já conheça essa mistura, mas a junção do mel com o açúcar é indicada para retirar resquícios que o organismo rejeitou, já que são grânulos que substituem esfoliantes químicos e até de um peeling. Assim, por ser uma junção dos ingredientes que todo mundo tem na despensa, pode ser usada no corpo todo. Desse modo, a dica é fazer com açúcar cristal, para ter uma melhor esfoliação.

3. Vaselina líquida e óleos minerais

Para quem quer fazer uma drenagem linfática, vale apostar na vaselina líquida ou em óleos minerais. Desse modo, com movimentos suaves e circulares, seguindo a cadeia linfática dos vasos, massageie eventualmente as áreas desejadas. Ademais, além de ajudar a diminuir a retenção de líquido corporal, a drenagem também pode ser usada para reduzir edemas locais, como no caso de olheiras inchadas.

Leia mais: Óleos essenciais: um guia rápido de como usar na pele

4. Banindo os chinelos dos pés

Você sabia que os chinelos e sapatos rasteiros são grandes vilões para os pés? Isso porque eles deixam o calcanhar à mostra e engrossam a pele da região. Logo, aposte em meias para ficar em casa. Além disso, a dica é esfoliar a região com hidratante e açúcar cristal.

Portanto, use essa mistura semanalmente, antes de dormir. Faça movimentos intensos, pressionando as mãos contra a pele para remover as células mortas e renovar a cútis. Após esse processo, passe um plástico filme na região ou coloque uma meia e durma com a máscara nos pés.

5. Limão, não!

Apesar de dizerem que o limão ajuda a clarear a pele por ser antioxidante, não é verdade. O ingrediente não é indicado para as regiões do corpo, visto que pode escurecer a pele, inclusive é causador de uma das manchas da derme mais frequentes, a fitofotodermatose. Logo, quem deseja clarear a pele deve incluir o leite em algum creme da sua preferência. Ele tem ácido lático que contém um potencial clareador e pode ser indicado para clarear áreas como joelhos, cotovelos e axilas. Mas, quem preferir pode usar um hidratante à base de leite também.

6. Babosa


A babosa é útil tanto na pele como nos cabelos

A babosa é útil tanto na pele como nos cabelos (Foto: Reprodução/Freepik)


O aloe vera, também conhecido como babosa, é indicado para tratar a foliculite e a acne corporal, visto que tem ação anti-inflamatória. O ideal é cortar a folha “in natura” e recolher o líquido. Dessa forma, ele pode ser armazenado na geladeira, mas o ideal é que seja utilizada no período de até três dias. O gel que a babosa contém também pode ser combinado com um pouco de óleo de rosas para obter um creme anti-inflamatório e hidratante, ideal para curar a pele em casos de infecções nos folículos pilosos. Sua absorção elimina os microrganismos que causam o problema e, ao facilitar a limpeza dos poros, controla a inflamação e a coceira. Logo, a dica é fazer uma mistura homogênea desses dois ingredientes, passar no local, deixando agir por duas horas e usar até o problema ser resolvido.

7. Chocolate

Além de delicioso, o chocolate ainda tem função hidratante e antioxidante. Derreter uma barra no fogo, com leite e grânulos de açúcar cristal, ajuda a fazer um poderoso hidratante. Após esfriar, você pode aplicar na pele, em movimentos circulares para esfoliar e ativar a circulação. Após o procedimento, deixe atuar por vinte minutos na derme, para obter um efeito hidratante. Isso confere uma melhora de textura da cútis por remoção das células mortas, além de hidratação e luminosidade.

Leia mais: Conheça os benefícios do vinagre de maçã para a pele e os cabelos

Por Ana Luísa Araújo 

Foto destaque: (Reprodução/Freepik)



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda