Carne moída: aprenda a fazer três receitas práticas e saborosas | Culinaria 013

    0
    8

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Simples e prática, a carne moída é um ‘coringa’ na cozinha. Refogada, ela pode ser o item principal do almoço, virar acompanhamento de massas, recheio de legumes, tortas e até sanduíches. Mas, deixar a carne bem saborosa e soltinha, às vezes, é um desafio. A cozinheira Harianne Barros, de Santos, no litoral de São Paulo, ensinou como fazer uma carne moída deliciosa, tirou as principais dúvidas sobre o preparo e mostrou três formas diferentes de servir no dia-a-dia.

    Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

    Como escolher a carne moída na hora da compra?

    O patinho é a melhor opção se for fazer carne moída refogada. Peça para moer duas vezes. Moer carnes mais caras é um desperdício. O acém também pode ser usado, ainda mais se for fazer um hambúrguer, que demanda mais gordura, por exemplo. “Qualquer corte de carne, ela sendo magra ou com um pouco mais de gordura, você pode utilizar”, diz ela.

    Ingredientes para acompanhar a carne moída com legumes — Foto: Harianne Barros

    Como preparar a carne moída?

    A cozinheira sugere fazer uma carne moída com legumes. Caso queira apenas preparar a carne moída, basta seguir o modo de preparo até ela ficar dourada.

    • 500 gramas de patinho moído 2 vezes
    • 1 cebola
    • 2 dentes de alho
    • 1 tomate em cubos
    • 1 abobrinha picada
    • 150 g de vagem picada
    • 1 cenoura ralada
    • salsinha picada a gosto
    • sal e pimenta do reino a gosto

    Modo de preparo: Descasque e corte a cebola e o alho em cubos. Aqueça uma panela e a refogue o alho e a cebola com um fio de azeite. Adicione a carne moída aos poucos. Ela deve estar em temperatura ambiente. Deixe dourar. Regue com azeite, se necessário, e mexa de vez em quando para desmanchar os pedaços de carne. Adicione o sal, o tomate em cubos e salsinha picada a gosto. Quando ela estiver dourada, acrescente os legumes.

    “Comece pelos legumes mais duros, que demoram mais para cozinhar. Eles vão cozinhar no próprio suco da carne e no tempero”.

    Adicione a cenoura, depois a vagem e, por último, a abobrinha. Quando a carne e os legumes estiverem prontos, retire da panela e sirva.

    Carne moída refogada com legumes preparada por Harianne Barros, de Santos — Foto: Harianne Barros

    Como deixar a carne moída soltinha?

    Um dos segredos, segundo a cozinheira, é deixar dourar bem a carne e deixar para adicionar sal no final da preparação.

    “O sal faz com que a carne solte água. Ela acaba cozinhando em vez de fritar e não fica tão soltinha. Esse é o principal segredo para ter uma carne suculenta”.

    O que fazer para não queimar a carne?

    A cozinheira sugere deixar dourar um pouco e, depois, mexer sempre a carne. Se necessário, adicione mais um fio de azeite. “Sempre mexendo e desfazendo a carne. Conforme for mexendo, ela vai soltando e não queima”

    Pimentão recheado preparado por Harianne Barros, de Santos — Foto: Harianne Barros

    Quais os pratos posso fazer com carne moída?

    • 500 gramas de carne moída
    • 6 pimentões verdes

    Modo de preparo: Corte a tampa do pimentão. Recheie com a carne moída pronta (veja receita da carne acima, sem os legumes) até o topo. Coloque os pimentões em uma travessa, cubra com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.

    “Tem gente que prefere fazer com pimentão vermelho ou amarelo, vai do gosto pessoal. O pimentão verde deixa um pouco mais forte o sabor”, explica Harianne.

    Sanduíche com carne moída feito por Harianne Barros, de Santos — Foto: Harianne Barros

    Sanduíche de carne moída (buraco quente)

    • 500 gramas de carne moída
    • 1 linguiça calabresa
    • 6 a 8 pães do tipo francês

    Modo de preparo: Na hora da compra, peça para moer a calabresa e a carne moída juntas. Na panela, doure as duas carnes (veja receita da carne acima, sem os legumes). Com a carne dourada, retire o miolo do pão francês e recheie até o topo. Se desejar, adicione um molho da sua preferência e sirva.

    “O mexicano para dar um sabor especial pode moer o patinho junto com uma calabresa”, sugere a cozinheira.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda