Buracos, desníveis: motoristas reclamam de falta de manutenção na SP-151 entre Piracicaba e Limeira | Piracicaba e Região

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    A rodovia SP-151, que liga Piracicaba (SP) a Limeira (SP), passando por Iracemápolis (SP), é alvo de reclamação de motoristas por falta de manutenção. A pista é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ficou de fora de um pacote de concessão de outras estradas da região, que foram privatizadas.

    A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, percorreu a rodovia nesta quinta-feira (29) e flagrou vários trechos com buracos, problemas no acostamento e até placas caídas no chão, tortas ou presas com cordas.

    O DER chegou a fazer reparos no asfalto em alguns trechos, começando no entroncamento com a rodovia que liga Piracicaba a Rio Claro (SP), mas o recapeamento está inacabado. Em locais onde o asfalto foi refeito, as faixas de sinalização não foram pintadas novamente.

    Placa amarrada com corda na SP-151 entre Piracicaba e Limeira — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

    O entregador Luciano Pereira, que passa pela pista toda semana, contou que já teve o pneu do carro cortado por conta de desnível entre a pista e o acostamento. “O acostamento é baixo e o asfalto é mais elevado, aí quando eu fui para o acostamento o pneu furou.”

    Já o entregador Rafael David, que também passa pela rodovia toda semana, diz que é necessário oferecer mais segurança aos motoristas. “Tem muito buraco, então conforme você vai passando o caminhão dá aquela bambeada. É perigoso bater de frente, colisão frontal”, disse.

    No trecho que sai de Piracicaba, o trecho é da Rodovia João Ometto. Após Iracemápolis, a pista leva o nome de Rodovia Doutor João Mendes da Silva Junior.

    Questionado, o DER informou que a conservação de rotina vem sendo feita no local e vai fazer uma vistoria para avaliar a necessidade de intervenções.

    Problemas no asfalto da rodovia SP-151 em Limeira — Foto: Giuliano Tamura/EPTV

    Em maio de 2020 o Governo do Estado assinou um contrato de concessão para operação do lote Piracicaba-Panorama (Pipa), com 1.273 quilômetros de rodovias paulistas. Esse foi o maior leilão de rodovias do país.

    • Concessão durante 30 anos para 14 rodovias que cortam 62 municípios do estado e que hoje são administradas pelo DER (48 trechos) e pela Centrovias (nove trechos);
    • Investimento da empresa vencedora no valor de R$ 14 bilhões em obras nas estradas do pacote;
    • Do montante de investimento, R$ 1,5 bilhão devem ser feitos nos dois primeiros anos;
    • A construção de 600 km de duplicação e novas vias;
    • Criação de 16 novas praças de pedágios



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