A arquitetura ousada de Artacho Jurado em Santos

0
66

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O polêmico João Artacho Jurado deixou sua marca na arquitetura brasileira, inclusive, com dois famosos prédios em Santos, mesmo sem ser formado em arquitetura ou engenharia

Conhecidos entre os santistas, o Edifício Enseada, na Ponta da Praia, e o colorido Parque Verde Mar, no Boqueirão, ambos dos anos 1950 e hoje tombados em nível 2 pelo Condepasa, fazem parte do legado ousado de Artacho Jurado em Santos.

Os dois edifícios marcaram época com soluções inovadoras, como as áreas de lazer, bar, salão de festas, sala de leitura, jardim de inverno, playground feito com restos da obra, e até cassino.

Leia mais: Um patrimônio arquitetônica de São Vicente, conheça o edifício Marahu

Para muitos, Artacho não passava de um empresário oportunista, que pegou carona em um momento de grande especulação imobiliária, ignorando os padrões arquitetônicos genuinamente brasileiros e modernistas, para agradar uma classe média alta emergente paulistana, com soluções decorativas rebuscadas e exageradas, consideradas cafonas para alguns. “O anticristo da arquitetura”, como chegaram a dizer.

Outros, o consideravam um gênio autodidata e visionário. Filho de anarquistas espanhóis, Artacho tinha grande talento para o marketing e soube agradar um público ávido por inovações, principalmente em Santos, que vivia um período de glamour.

Era uma época em que o país também vivia a expansão da indústria automobilística, graças ao presidente Juscelino Kubitschek, e, por isso, a elite paulistana já pensava em comprar casas no Guarujá, com viagens rápidas pela Via Anchieta.

Foto: Thays Bittar



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda