6 receitas práticas e saudáveis para montar a lancheira do seu filho

0
12

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A hora de dar tchau para as férias chegou e, com ela, as preparações para o retorno do pequeno à escola ficam a todo vapor. Entre escolher o caderno do personagem favorito do baixinho, pensar se a mala continuará a mesma ou não e conferir se os lápis ainda estão em bom estado para uso, a montagem da lancheira também demanda atenção e tempo dos pais.

Mais do que querer que os alimentos sejam coloridos para atrair a atenção dos pequenos, a preocupação maior é que eles formem um prato saudável para que não falte nenhum nutriente no crescimento da criança. Pensando nisso, conversamos com a Dra. Thatiane Manet, pediatra especialista em alergia, imunologia e nutrição infantil, e Letícia Oliveira, nutricionista infantil e dona da página “Nutrininos”. Elas separaram seis receitas recheadas de praticidade e vitaminas para os pequenos. 

Confira:

Biscoito de Queijo e Chia

Ingredientes:

– 1 xícara de farinha de trigo;

– 1 xícara de queijo minas padrão ralado;

– Mais ou menos 3 colheres de sopa de água fria;

– 2 e ½ colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;

– 1 colher (sopa) de chia;

– 1 colher (café) de sal.

Modo de preparo:

Em uma tigela misture a farinha com o sal, a chia e o queijo. Adicione a manteiga e misture com as mãos bem limpas – ela ficará com uma textura de farofinha. Em seguida, adicione a água aos poucos até dar o ponto de massa. Amasse bem até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Em seguida, abra a massa bem fininha com a ajuda de um rolo de macarrão e corte com cortadores de biscoito no formato desejado ou apenas fazendo quadrados, círculos ou losangos com a faca. Depois, coloque em uma forma antiaderente e asse em forno médio por 5 minutinhos ou até dar uma leve dourada. Nesse momento, fique atenta, pois a massa é muito fina e fácil de queimar.

Sanduba Colorido

Ingredientes: 

– Pão integral ou pão colorido (beterraba ou cenoura, por exemplo);

– 2 colheres de requeijão;

– 1 rodela de tomate picado;

– Meia cenoura ralada;

– Frango desfiado;

– Milho a gosto;

– Azeite para temperar.

Modo de preparo: 

Simples e prático. Em uma vasilha, pegue o frango desfiado, a cenoura ralada e o milho e misture fazendo uma mini-pasta. Separadamente, tempere o tomate com azeite (você pode picar ou deixá-lo em rodelas). Adicione no pão a pasta de frango com o tomate e está pronto. Ele deve ser condicionado em papel alumínio e bolsa térmica.

 (noblige/Getty Images)

Bolinho de Frango com Batata Doce

Ingredientes: 

– Uma batata doce grande bem cozida em água fervente;

– Uma xícara de grão de bico muito bem cozido depois de, pelo menos, 24h de molho em água com gotinhas de limão;

– 2 filés de peito de frango;

– Uma cebola picada em cubinhos;

– 2 dentes de alho;

– Gergelim preto;

– Uma gema;

– Ervinhas desidratadas;

– Açafrão (opcional);

– Cebolinha, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Amasse o grão de bico com a batata doce já cozidos no garfo até formar um purê. Você pode bater no liquidificador se preferir, acrescentando o mínimo possível de água para bater. Reserve.

Cozinhe lentamente (mais ou menos 20 minutos) o frango em uma panela, com a cebola, o alho, as ervinhas desidratadas, o açafrão, sal e pimenta. Coloque um pouco de água para cozinhar. Desfie e deixe esfriar.

Misture o purê de batata doce com grão de bico e o frango desfiado, acrescente a cebolinha, corrija o sal e pronto: já pode modelar suas bolinhas, ou em formato de meia lua, de coxinha… Como sua imaginação mandar.

Coloque em uma assadeira untada com azeite. Pincele a gema de ovo nas bolinhas e coloque o gergelim por cima para decorar. Asse por 10 minutinhos em forno bem quente. A receita rende mais ou menos 20 bolinhas.

 (FamVeld/Getty Images)

Iogurte de Morango

Ingredientes:

– 1 pote de iogurte natural integral (de preferência sem açúcar);

– 10 morangos (preferência por frutas orgânicas);

– 1 banana madura ou 1 colher de uva passa (para adoçar).

Modo de preparo: 

Junte todos ingredientes e bata no liquidificador. Coloque por 30 minutos na geladeira e estará pronto para servir. Você pode condicionar em potes plásticos em porções.

Pão de Cenoura

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

– 1 sachê de fermento biológico;

– 1/2 colher (sopa) de açúcar demerara;

– 1 colher (chá) de sal;

– 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;

– 1 ovo;

– 50 ml de leite morno;

– 25-50 ml de água;

– 1 cenoura pequena ralada.

 Modo de Preparo:

Em um recipiente misture a farinha com o fermento, o sal e o açúcar. Abra uma buraco no meio e adicione a margarina, o ovo e o leite, mexa bem para misturar tudo e vá acrescentando a água conforme sentir necessidade.

Quando a massa estiver homogênea e grudando pouco, comece a sovar. Sove bem até ficar uma massa lisa, clara e mais leve. Forme uma bola e coloque em uma vasilha, cubra e deixe descansar por 20 minutos.

Modele a gosto recheando com um cubo de queijo, adicione a cenoura e misture bem. Coloque na assadeira e deixe crescer até dobrar de tamanho. Asse em forno preaquecido a 200º por 40 minutos ou até dourar. Está pronto!

Pão de Queijo de Tapioca

Ingredientes: 

– 2 xícaras de goma de tapioca hidratada;

– 50g de queijo parmesão ralado ou outro queijo duro;

– 300g de cream cheese gelado;

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional);

– Sal a gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, a massa fica bem pegajosa. Unte as mãos com óleo e molde em formato de bolinhas. Asse em forma untada em forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos ou até dourar. Pode ser congelado. Para enviar na lancheira, condicione em potes fechados.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda