10 hambúrgueres que pode fazer em casa — e comer sem culpa

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10 receitas de hambúrgueres que pode fazer em casa — e comer sem culpa

Há sugestões com cenoura, grão, cogumelos, frango e até salmão. Tome nota de todas.

Difícil vai ser escolher a primeira para experimentar.

Quando nos perguntam se queremos hambúrgueres para o jantar, é quase inevitável respondermos de forma positiva. Por mais que se tenha noção de que são produtos que são pouco benéficos para a saúde, nada consegue apagar aquela imagem de trincar um hambúrguer com queijo a derreter.

Porém, se estiver a tentar seguir uma alimentação saudável, ou até mesmo emagrecer, a situação é pior. A boa notícia é que não tem de deixar de comer este prato durante a dieta. O truque é trocar os alimentos e fazer escolhas inteligentes — e igualmente deliciosas.

O ideal seria não incluir pão mas, se decidir fazê-lo, troque a versão normal por uma integral ou sem glúten. O ideal será um pão de fabrico caseiro com fermento biológico e com uma variedade de farinhas sem glúten ou sem trigo, o importante é variar. Opte por outras farinhas, como aveia, trigo sarraceno, batata doce, arroz integral, espelta ou kamut. Para opções mais fáceis e já fabricadas, deve escolher pão de hambúrguer integral com sementes ou sem glúten.

Se também não conseguir resistir ao queijo, escolha a versão magra. Além de proporcionarem uma boa quantidade de proteínas para o organismo, apresentam baixo teor calórico. Isto acontece porque têm menos menos hidratos de carbono e gorduras.

Depois, existem receitas que dispensam ambas as coisas. Por exemplo, Teresa D’ Abreu, autora do blogue “Healthy Bites”, sugere, entre outras, uma mistura de cenoura e tomate, que tem um aspeto incrível. “Sabem ainda ainda melhor frios por isso são uma óptima solução para as marmitas”, garante à NiT.

Tem, ainda, uma receita que mistura grão e tomate seco e outra de grão e abóbora — ambas podem fazer parte de uma alimentação paleo.

Já a nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, costuma fazer hambúrgueres de cenoura. Só vai precisar de dez ingredientes, todos super saudáveis, e de uma frigideira para os cozinhar. 

Se for fã de carne de frango, também há uma proposta, desta vez de Vanessa Alfaro, autora de um blogue em nome próprio. Falamos de uma versão fit que também leva legumes. Basta ter alguns ingredientes básicos em casa e um processador de alimentos.

“É muito mais saudável prepararmos a nossa própria carne”, diz a blogger. “Nos supermercados encontramos imensas carnes que têm farinhas e outros tipos de ingredientes adicionados”

Todas as propostas são tão simples de preparar que vai deixar de querer entrar num restaurante de fast food.

Carregue na galeria para conhecer, então, dez receitas de hambúrgueres que pode fazer em casa — e comer sem culpa.



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